R. Dr. Carlos França 27, 1A, 2560-329 Torres Vedras

Aplicação Especializada de Produtos Fitofarmacêuticos - Produtos de Tratamento em Ambiente Confinado

Aplicação Especializada de Produtos Fitofarmacêuticos – Produtos de Tratamento em Ambiente Confinado

Para obtenção de CARTÃO DE APLICADOR ESPECIALIZADO

Duração: 21 horas Presencial (inclui visita de estudo de 3 horas)

Área: Agricultura

Presencial

Datas previstas:

Torres Vedras
Brevemente

Outras localidades: sob consulta

Ref.: AEPFAC

Ou ligue

261 856 919

Custo de chamada para a rede fixa nacional

964 165 549

Custo de chamada para a rede móvel nacional

Formação obrigatória para todas as pessoas que pretendam comprar, transportar e aplicar Produtos Fitofarmacêuticos de Aplicação Especializada, que são produtos fitofarmacêuticos que nos rótulos da respetiva embalagem contenham a indicação «uso exclusivo por aplicador especializado».

A Lei n.º 26/2013, de 11 de abril define a habilitação necessária para ser Aplicador Especializado de Produtos Fitofarmacêuticos de uso profissional e exige a obtenção de um Certificado de Formação em aplicação especializada de produtos fitofarmacêuticos, reconhecido pela DGAV, Direção-Geral da Alimentação e Veterinária, com a emissão de cartões de identificação personalizados.

Ao aplicador especializado, bem como ao técnico responsável, habilitados nos termos previstos nos artigos 7.º e 22.º, é atribuído um cartão de identificação personalizado, emitido pela DGAV. A identificação de aplicador especializado menciona o produto ou grupos de produtos fitofarmacêuticos de aplicação especializada que o titular está habilitado a aplicar.

A identificação como aplicador especializado habilitado confere igualmente ao seu titular a qualidade de aplicador habilitado.

Técnicos que pretendam especializar-se ou ser formadores nesta área.

Agricultores, produtores, operadores e trabalhadores ou outros que venham a aplicar produtos fitofarmacêuticos de aplicação especializada.

Idade superior a 18 anos.

Escolaridade mínima obrigatória, nos termos dos n.os 3.1 e 3.2, do artigo 7.º do Anexo do Despacho n.º 8857/2014, de 9 de Julho.

Possibilita ao operador obter o cartão de aplicador de aplicação especiallizada, obrigatório para a aquisição e aplicação destes produtos químicos (APF), de acordo com o estabelecido na lei n.º 26/2013, de 11 de Abril.

Capacitar os participantes para a manipulação e aplicação segura de produtos fitofarmacêuticos de tratamento em ambiente confinado, minimizando os riscos para o aplicador, o ambiente, espécies e organismos não visados e o consumidor, de acordo com os princípios da proteção integrada.

  • Identificar o enquadramento legislativo para a colocação no mercado e uso de produtos fitofarmacêuticos;
  • Interpretar as componentes de um rótulo de uma embalagem de produto fitofarmacêutico de aplicação especializada de tratamento em ambiente confinado;
  • Definir as características e escolher o equipamento de proteção individual;
  • Identificar os procedimentos a efetuar para minimizar o risco na utilização do produto fitofarmacêutico para o aplicador, para o ambiente, para as espécies e organismos não visados e para o consumidor;
  • Especificar as condições de utilização dos produtos fitofarmacêuticos de tratamento em ambiente confinado;
  • Aplicar produtos fitofarmacêuticos de forma segura e segundo os princípios da proteção integrada;
  • Enumerar os procedimentos para armazenar e transportar em segurança pequenas quantidades de produtos fitofarmacêuticos de tratamento em ambiente confinado;
  • Indicar as principais medidas de prevenção e procedimentos a observar em caso de acidente;
  • Efetuar o cálculo de doses, concentrações e volumes da calda.

Formação inicial/contínua.

Após a conclusão do curso com aproveitamento, será emitido um certificado de formação na Plataforma SIGO, que está incluído no valor do Curso.

Receberá sem custos adicionais o seu certificado em formato digital (PDF) no seu email, podendo também levantá-lo nas nossas instalações. O envio de certificados via CTT tem um custo adicional de 10 €.

Para Requerimento do Cartão de Aplicador deverá fazer pagamento de taxa prevista, conforme exigido pela Entidade Competente (DRAP), no valor de 5,20 €.

Saiba mais sobre os nossos cursos, sem compromisso.