Segurança e Saúde no Trabalho – Avaliação e Prevenção de Riscos Profissionais

Duração: 4 horas

Área: Segurança e saúde

Presencial

78 €

Condições especiais para empresas e ex‑formandos

Datas previstas:

28/02/2023

Ref.: SST

Ou ligue

261 856 919

Custo de chamada para a rede fixa nacional

935 108 235

Custo de chamada para a rede móvel nacional

Este curso foi concebido para fornecer os conhecimentos necessários para identificar, avaliar e prevenir riscos no local de trabalho. Através de uma variedade de atividades de aprendizagem, os participantes desenvolverão uma compreensão dos princípios de segurança no trabalho e adquirirão as competências necessárias para reconhecer e avaliar os fatores de risco no local de trabalho.

Além disso, os participantes aprenderão como desenvolver planos e procedimentos de segurança que ajudarão a reduzir os riscos e a melhorar a qualidade do trabalho.

Público-alvo

Profissionais.

Requisitos mínimos

Idade superior a 18 anos.

Perfil de saída

Condução de empilhadores e porta-paletes.

Objetivo geral

Prevê-se que no final da formação, os formandos estejam aptos a:

  • Valorizar a adoção de atitudes pró-ativas de segurança que permitam a melhoria da qualidade do trabalho e a diminuição de acidentes de trabalho;
  • Identificar situações de risco relativas às características dos equipamentos, substâncias e operações / tarefas profissionais a desenvolver;
  • Aplicar os princípios gerais de segurança, de prevenção e de proteção, respeitando as sinalizações e procedimentos de segurança, bem como, as regras de utilização dos equipamentos de trabalho.

Programa

  1. Noções Gerais de Segurança no Trabalho: Enquadramento legislativo, responsabilidades do empregador e do trabalhador e noções básicas sobre acidentes de trabalho.
  2. Avaliação e controlo de riscos profissionais: Definições e conceitos, identificar princípios gerais de prevenção, medidas de controlo de risco. Noções básicas de uso dos extintores.
  3. Fatores de risco profissional: Identificar os diferentes fatores de riscos profissionais e medidas de prevenção.
  4. Equipamentos de proteção individual (EPI): Identificar os diversos equipamentos de proteção individual.
  5. Sinalização de segurança.

Avaliação.

Modalidade de formação

Formação contínua.